MODELO DE PLANO DE AULA PELA BNCC




Não era minha intenção apontar aqui nenhum processo que remetesse a divulgação ou criação de algum manual passo a passo sobre como sobreviver na escola. Até mesmo porque o foco aqui abordado, até então, é voltado para o diálogo e a reflexão sobre a prática docente. Porém nesses dias de ócio o mosquito da prática de ensino me picou e desde então resolvi apresentar algumas ferramentas e práticas de ensino para que alguns de vocês possam apreciar e alimentar o motivo de chegar aqui no Blog.

Devo advertir que são ferramentas que eu utilizo no meu conteúdo de Ciências e Biologia e possa ser que usem em outros conteúdos adaptando e modificando algo. Porém, não é a receita perfeita para o sucesso ou para o estrelato porque cada instituição adota um método ou um modo de operar na sua estrutura. Na minha prática esses modelos de planos de aula e práticas de ensino tem dado certo até então.

A seguir apresento um modelo de plano de aula altamente estruturado baseado na nova BNCC e com algumas tendências de ensino que adaptei para o meu conteúdo. Atualmente também utilizo na rede estadual e só tive elogios dele. Este modelo me garantiu boas qualificações em processos seletivos como o do Colégio Tiradentes da Polícia Militar de Minas Gerais e da Rede SESI em São Paulo.

Este modelo apresenta sugestões aos campos que podem ser preenchidos de acordo com cada conteúdo


Este modelo é o que eu utilizo como ferramenta de auxílio aos meus planos de aula


O vídeo da professora Mirian Navarro também possui outra forma muito simples e mais objetiva na elaboração do plano de aula que pode ajudar e ela ainda disponibiliza o seu modelo para download.

Em resumo o plano de aula é uma ferramenta muito útil para orientar e planejar suas aulas, porém a meu ver, se você estrutura um plano de curso muito bem organizado dentro dos objetivos e com todos os descritores, planos de aula são desnecessários, mas as escolas particulares insistem em defender que planos de aulas diários devem ser feitos para acompanhar o trabalho do professor, que é na verdade uma falácia. Uma vez de posse do plano de curso, o plano de aula é algo recorrente que o professor deve ter por desencargo de consciência. #FicaaDica

Um Grande abraço, até o próximo post 

Postagens mais visitadas deste blog

FUROR PEDAGÓGICO... SERÁ QUE É MESMO?

COMPETENCIAS SOCIEMOCIONAIS PARA EDUCAROES: MODINHA OU DESCONSTRUÇÃO DE UM MODELO CAPITALISTA?